Andy Warhol
Andy Warhol foi um pintor e cineasta norte-americano, conhecido como talvez a maior uma figura da Pop Art.
Quando completou 17 anos, entrou para o Instituto de Tecnologia de Carnegie, onde estudou design. Mais tarde, depois de formado, mudou-se Nova Iorque. O seu primeiro trabalho foi como ilustrador de revistas, trabalhando para publicações como a Vogue, a Harper's Bazaar e o The New Yorker. Como artista gráfico, Warhol ganhou reconhecimento e vários prémios. Em 1952, realizou a primeira mostra de seu trabalho, na Hugo Gallery.
A partir de 1960, a sua obra ganha cada vez mais popularidade e passa a ser considerado um dos nomes maiores da pop art. Algumas das obras mais importantes de Warhol foram as reproduções das latas de sopas Campbell, a garrafa da Coca-Cola, os rostos de Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley e Che Guevara, e as reproduções de ícones da arte, como a Mona Lisa.
A partir da década de 70, começa a dedicar-se também à úsica e no cinema. Figura central do meio artístico Nova Iorquino, Warhol manteve relações com figuras ilustres, lançando artistas como Jean-Michel Basquiat, Robert Mapplethorpe ou bandas como The Velvet Underground. Foi pioneiro na criação do culto da personalidade no meio artístico, lançando nomes como Edie Segdwick.