Aristófanes
Aristófanes (em grego antigo: Ἀριστοφάνης, ca. 447 a.C. — ca. 385 a.C.) foi um dramaturgo grego. É considerado o maior representante da comédia antiga.
Nasceu em Atenas e, embora sua vida seja pouco conhecida, a sua obra permite deduzir que teve uma formação requintada. Aristófanes viveu toda a juventude sob o esplendor do Século de Péricles. Foi testemunha também do início do fim de Atenas, vivendo o início da Guerra do Peloponeso, que arruinou a Hélade. Da mesma forma, viu de perto o papel nocivo dos demagogos na destruição económica, militar e cultural da cidade-estado.
Escreveu mais de quarenta peças, das quais apenas onze são integralmente conhecidas: Os Acarnanos, Os Cavaleiros, As Nuvens, As Vespas, A Paz, As Aves, Lisístrata, As Festas de Deméter, As Rãs, A Assembleia das Mulheres e Pluto. Conservador, revela certa hostilidade aos deuses, bem como às inovações sociopolíticas e aos homens responsáveis por elas. Os seus heróis defendem o passado de Atenas, os valores democráticos tradicionais, as virtudes cívicas e a solidariedade social. Violentamente satírico, critica a pomposidade, a impostura, os desmandos e a corrupção na sociedade em que viveu. Comenta em diálogos mordazes e inteligentes todos os temas importantes da época – a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, os métodos de educação, as discussões filosóficas, o papel da mulher na sociedade, o surgimento da classe média.