Charles Bukowski
Charles Bukowski nasceu na Alemanha, em 1920, mas cresceu em Los Angeles, onde viveu durante cinquenta anos.
Publicou o seu primeiro conto em 1944, quando tinha vinte e quatro anos, e começou a escrever poesia com trinta e cinco anos. Morreu em 1994, aos setenta e três anos, pouco tempo depois de completar o seu último romance, Pulp.
Dono de um estilo de carácter extremamente autobiográfico, Bukowski sonhou a vida inteira em ser reconhecido pelo seu trabalho como escritor. De estilo agressivo e inconformado e, na maioria das vezes, ébrio, sentava-se na sua máquina de escrever e, com uma subtileza surpreendente, deixava fluir os pensamentos sem qualquer censura. Bukowski vivia num mundo atormentado e distorcido, totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade da época.
A sua obra, de caráter inicialmente obsceno e estilo totalmente coloquial, com descrições de trabalhos de mão e de relacionamentos baratos, fascinou gerações à procura de uma obra com a qual se conseguissem identificar.
É um dos autores americanos contemporâneos mais conhecidos a nível mundial e, possivelmente, o poeta americano mais influente e imitado até hoje.