Retrato de David Byrne, © Pace Gallery.

Retrato de David Byrne, © Pace Gallery.

 

David Byrne

David Byrne é um músico e artista que tem vindo a agitar o mundo com a sua música e performances experimentais desde os anos 70. Apresentou-se na adolescência e desde então tem criado através de quase todo o espectro artístico além da música, como filme, ópera e fotografia.

Durante o início da sua carreira, tornou-se conhecido principalmente por ser um dos fundadores e membro principal da banda de new wave Talking Heads, uma banda que não só abalou de imediato toda a cena musical nova iorquina, como continua a ser um dos maiores exemplos de inovação musical e artística.

Impulsionado pelo sucesso dos Talking Heads, Byrne continuou a seguir uma carreira igualmente bem-sucedida como artista solo. Famoso por seus caminhos experimentais, apresentou uma mistura de música afro-cubana, afro-hispânica e brasileira no seu primeiro álbum a solo. Forneceu músicas para as bandas sonoras de vários filmes, incluindo O Último Imperador, pelo qual ganhou um Oscar. Escreveu também partituras musicais para óperas e, explorando o seu outro lado criativo, expôs as suas fotografias e designs em mostras de arte internacionais. Fundou também a sua própria editora, a Luaka Bop, que pretende divulgar a world music.

Realizou e escreveu ainda o filme True Stories, e em 2019 estreou American Utopia, na Broadway, para enorme sucesso.

 
Retrato de David Byrne, por Deborah Feingold.

Retrato de David Byrne, por Deborah Feingold.

David Byrne em “Stop Making Sense”.

David Byrne em “Stop Making Sense”.

David Byrne em “American Utopia”.

David Byrne em “American Utopia”.

 

Obras disponíveis