Busto de Eurípides.

Busto de Eurípides.

 

Ésquilo

Ésquilo (525-456 a. C.) foi um dramaturgo grego, considerado o fundador da tragédia grega. Devem-se-lhe importantes inovações, como o emprego de máscaras, a utilização do coro e o emprego do diálogo. Ésquilo nasceu em Eleusis, nas proximidades de Atenas, por volta de 525 a. C. provavelmente no seio de uma família rica. Cresceu num ambiente de instabilidade política e participou nas batalhas de Maratona, Artemísio e Salamina.

Muito cedo mostrou talento literário. Escreveu 70 tragédias e vinte dramas, tornando este último num instrumento nacional. Da sua obra, apenas sete tragédias chegaram completas aos tempos modernos além dum grande número de fragmentos. Ésquilo venceu por diversas vezes as competições literárias do festival de teatro ateniense. A sua primeira vitória ocorreu em 484 a. C. com uma obra de título desconhecido.

Como outros autores da época, Ésquilo actuava nas suas próprias peças, encarregando-se também da coreografia e da encenação. A obra de Ésquilo expressou a negação do conceito de culpa coletiva. É considerado um dos três grandes representantes da tragédia grega, ao lado de Sófocles e Eurípides.

Ésquilo faleceu em Gela, na Sicília, por volta de 456 a. C.

 

Obras disponíveis