Ezra Pound
Poeta, tradutor e crítico norte-americano, Ezra Pound nasceu em 1885 em Hailey, Idaho. Cresceu em Wyncote, perto de Filadélfia e formou-se na universidade de Pennsylvania em 1906. Durante um breve período deu aulas em Crawfordsville, Indiana, e entre 1906-1907 viajou por Espanha, Itália e França.
O seu primeiro livro de poemas, A Lume Spento, foi publicado em Veneza em 1908. Nesse ano fixou-se em Londres, onde viveu até 1920 e onde travou conhecimento com alguns dos mais importantes escritores da época: Ford Madox Ford, James Joyce, Wyndham Lewis, W. B. Yeats e T. S. Eliot, entre outros.
Conhecedor das literaturas europeia e oriental, Pound associou-se desde muito cedo à escola dos imagistas, que liderou de forma particularmente enérgica, abandonando o movimento em 1914.
Em 1924 Pound mudou-se para Itália, onde as teorias económicas que defendeu o associaram ao fascismo, tendo chegado a proferir comunicações anti-democráticas na rádio italiana durante a Segunda Guerra Mundial. Foi preso em 1945, tendo sido posteriormente repatriado. Considerado mentalmente incapaz, foi internado durante 13 anos num hospital psiquiátrico em Washington. A acusação de traição foi retirada em 1958 e Pound voltou a Itália.
Trabalhou nos seus Cantos até 1972, ano da sua morte. A obra, carregada de citações e alusões históricas, permanece uma das mais controversas da poesia deste século.