Harold Pinter
Harold Pinter nasceu a 10 de outubro de 1930, em Londres. Com apenas 9 anos foi forçado a abandonar a cidade durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, experiência que o marcou profundamente.
Começou a sua carreira como ator e escreveu a sua primeira peça em 1957, The Room. Encenou e representou em algumas das suas mais de trinta peças, muitas delas traduzidas e encenadas por todo o mundo. Escreveu também para rádio, televisão e cinema, sendo aqui particularmente frutuosa a sua colaboração com Joseph Losey. Destacou-se ainda como acérrimo defensor dos direitos do Homem.
O Prémio Nobel de Literatura 2005 foi atribuído a Harold Pinter. Ao anunciar o prémio, a Academia Sueca referiu-se a Pinter como "o maior representante do teatro dramático inglês da segunda metade do século XX" e elogiou-o pelo carácter das suas peças, que refletem sobre as futilidades do dia-a-dia e levam o espectador a experimentar o sentimento de opressão gerado pela falta de sentido da vida.
Pinter tem alguma da sua extensa obra traduzida para português, nomeadamente: "Teatro I" e "Teatro II" (pela Relógio d'Água) "Guerra" (Quasi Edições) e "Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices" (Cotovia).