Italo Calvino
Italo Calvino foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nasceu nos arredores de Havana, Cuba, a 15 de outubro de 1923, filho de cientistas italianos que passavam uma curta temporada no país, com intenção de retornar a Itália pouco tempo depois do nascimento do filho. Passou praticamente toda a sua vida em Itália, excetuando os treze anos em que viveu em Paris. Faleceu em Siena, a 19 de setembro de 1985.
Calvino estudou em San Remo até aos 20 anos, ingressando então na Resistência contra o fascismo e a ocupação nazi, depois de aderir ao Partido Comunista, que abandonou em 1957.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, instalou-se em Turim, começando a trabalhar na Einaudi, que depressa se transformou numa das principais editoras italianas do pós-guerra. Já trabalhava na Einaudi (onde desempenhou um importantíssimo papel como consultor literário) quando concluiu a sua licenciatura em Letras.
Com O Atalho dos Ninhos de Aranha (1947) deu início a uma surpreendente carreira literária, que viria a consagrá-lo como um dos maiores escritores italianos do século XX.
Calvino morreu de hemorragia cerebral em Siena, Itália, em 19 de setembro de 1985.