Luigi Pirandello
Luigi Pirandello nasceu em 1867 na Sicília, numa localidade chamada Caos. A sua vida foi, como escreveu, a “involuntária passagem pela terra de um filho do caos.” Frequenta a Universidade, primeiro em Roma, depois em Bona, onde se licencia em Filologia Românica.
A partir de 1892, estabelece-se em Roma onde inicia a sua carreira literária e em 1901, publica o primeiro romance,
L'esclusa e, em 1902, Il turno. Autor de uma obra vasta, Pirandello escreveu diversos romances, contos e novelas que foram compilados sob o título de Novelle per un anno. Com Ele Foi Matias Pascal, romance publicado em 1904, obteve um enorme êxito editorial. Dos seus seis romances, os mais conhecidos são Ele Foi Matias Pascal (1904) e Um, ninguém e cem mil (1926).
Será a partir de 1915 que começa a sua carreira triunfal de autor dramático, com obras como Cautela Libertino!, Limões da Sicília, Para Cada Um a Sua Verdade, O Barrete de Guizos ou A Volúpia da Honra, muitas delas tendo origem nas suas novelas ou contos. Com La Nuova Colonia inaugura uma série de textos que irão constituir o seu derradeiro ciclo, o dos «mitos» modernos, que culmina nos Gigantes da Montanha, texto inacabado.
Em 1934 é-lhe atribuído o prémio Nobel.