Marina Abramović
Marina Abramović. é uma artista conceptual e de performance. O seu trabalho explora a body art, a endurance art e a arte feminista, a relação entre o artista e o público, os limites do corpo e as possibilidades da mente.
Nascida na antiga Jugoslávia, Abramovic teve uma infância difícil, com pouco afeto maternal, que futuramente influenciaria as suas obras.
Formada e pós-graduada em Belas Artes, as suas performances começaram nos anos 70, explorando a relação humana consigo e com os outros, ao se entregar à disposição do público em Rythm 0, ficar sob o efeito de drogas controladas em Rythm 2, deitar-se no centro de um fogo em forma de estrela em Rythm 5, entre outros.
Foi parceira profissional do artista Ulay, de 1976 até 1988, período em que mantiveram um relacionamento e realizaram diversas obras em conjunto.Separaram-se em 1988, através de uma performance, The Lovers, na qual, partindo de lados opostos da Grande Muralha da China, caminharam em direção ao outro encontrando-se no meio, onde se despediram.
Abramović foi pioneira em uma nova noção de identidade ao trazer a participação de observadores, focando-se no "confronto com a dor, sangue e os limites físicos do corpo".