Retrato de Samuel Taylor Coleridge, por Washington Allston.

Retrato de Samuel Taylor Coleridge, por Washington Allston.

 

Samuel Taylor Coleridge

Samuel Taylor Coleridge foi um poeta inglês nascido em Ottery Saint Mary, Devonshire, considerado um dos maiores vultos do romantismo britânico. Filho mais jovem do vigário local, ficou órfão ainda criança, mas estudou na Christ’s Hospital School de Londres e no Jesus College, University of Cambridge. Desde jovem, mostrou extraordinário interesse pela leitura.

Casou-se em 1794 com Sara Fricker e no ano seguinte, após um fracasso financeiro numa sociedade com o cunhado e poeta radical Robert Southey, mudou-se para Nether Stowey, Somerset, onde conheceu os irmãos e poetas Dorothy e William Wordsworth, com quem fez amizade e passou a trabalhar. Juntos compuseram as Lyrical Ballads, em 1798, uma coletânea de poemas individuais que deram novo rumo à poesia inglesa. Com os Wordsworth viajou para a Alemanha, onde estudou filosofia e alemão na Universidade de Göttingen e se familiarizou com o idealismo metafísico, que introduziu à Inglaterra aquando do seu retorno.

Foi eleito fellow da Royal Society of Literature em 1824, mas infelizmente, sofrendo de graves desequilíbrios nervosos nos últimos anos de vida, morreu em Highgate, perto de Londres. Compôs ainda a famosa Biographia Literaria, considerado um clássico do critiquismo. Essa obra contribuiu para a formação intelectual dos escritores de seu tempo, e o seu talento exerceu uma grande influência sobre poetas românticos mais jovens, como Byron ou Shelley.

 

Obras disponíveis