Tennessee Williams
Tennessee Williams (1911-1983) nasceu em Columbus, no estado do Mississíppi. Começou a escrever quando a família se mudou para St. Louis, no Missouri, e não tardou a descobrir que a vida era uma infelicidade. A sua juventude foi passada a estudar em três universidades diferentes, incluindo uma passagem pela empresa de sapatos do pai, até se mudar para Nova Orleães. No Inverno de 1944-45, Jardim Zoológico de Cristal obtém sucesso triunfal em Chicago. Quando a produção chegou a Nova Iorque, a revelação estava assegurada. A estreia desta peça marca o início da longa relação de Tennessee Williams com Elia Kazan, que dirigiu triunfalmente o espectáculo, com Marlon Brando e Jessica Tandy.
Entre 1948 e 1959, sete das suas peças foram produzidas na Broadway. Em 1959, venceu dois Pulitzer, três Prémios da Crítica de Nova Iorque, três Prémios Donaldson e um Tony. O seu trabalho alcançou fama mundial no princípio dos anos 50 quando se realizaram filmes de Jardim Zoológico de Cristal e Um Eléctrico Chamado Desejo.
Os anos 60 e 70 trouxeram o caos para a sua vida pessoal e fracassos sucessivos no teatro. Embora tenha continuado a escrever todos os dias, a qualidade do seu trabalho sofreu com o consumo crescente de álcool e drogas.
As peças de Tennessee Williams são fortemente autobiográficas, assistindo-se a um combate entre a ordem estabelecida e velha do Sul Norte-Americano e o progresso, o sonho, que aspira na verdade a uma qualquer espécie de dignidade.