Busto de Vergílio, por Albert-Ernest Carrier-Belleuse.

Busto de Vergílio, por Albert-Ernest Carrier-Belleuse.

 

Vergílio

Vergílio foi um poeta italiano, autor do poema épico Eneida, um dos clássicos da literatura ocidental. Publius Virgilius Maro, conhecido como Vergílio, nasceu em Andes, perto de Mântua, Itália, no dia 15 de outubro do ano 70 a. C. Filho de um abastado administrador de uma fazenda, passou a infância no campo. Estudou retórica, astronomia e medicina em Cremona e em Milão. Em Roma, teve o primeiro contacto com a filosofia dos epicuristas e dos estóicos gregos.

De volta a Mântua, em 43 a. C. Virgílio dedicou-se inteiramente à literatura. Escreveu as suas primeiras Bucólicas (poesia pastoral em forma de diálogo), inspiradas nas obras de Teócrito. Os seus primeiros poema retratavam as lembranças dos maus momentos passados no confisco de propriedades rurais, praticado para premiar os veteranos de César.

De 37 a. C a 30 a. C. o poeta escreveu o poema bucólico “Geórgicas” - quatro livros dedicados à agricultura, num misto de didatismo e louvor à vida nos campos da Itália, acabando por ser consagrado como o poeta oficial de Augusto.
A convite do próprio Augusto, começou a compor um novo poema, mais ambicioso que os anteriores. Demorou cerca de dez anos para escrever o que viria a ser a Eneida, onde reuniu as atribuições de Enéias desde a destruição de Tróia até à chegada ao Lácio e a fundação de uma nova pátria em terras da Itália.

Virgílio faleceu em Brindisi, Itália, no dia 21 de setembro de 19 a.C.

 

Obras disponíveis