Antologia Poética - Maria Victoria Atencia
Antologia Poética - Maria Victoria Atencia
"María Victoria Atencia nasceu em 28 de novembro de 1931, na Calle del Angel, em Málaga; residiu sempre nesta cidade andaluza e mediterrânica (a 'Cidade do Paraíso', em palavras de Vicente Alexandre que ficaram) ou nos seus arredores mais próximos: Los Montes, Churriana, Torremolinos.
Após frequentar em colégios religiosos os primeiros estudos secundários, frequentou durante quatro anos piano e harmonia no Conservatório Superior de Música da sua cidade. Com o soneto 'Sazón' começou em 1953 a colaborar em 'Caracola', revista malaguenha, que foi a única em que nesses anos iniciais apareceu com assiduidade; em 1953 publicou-se 'Tierra Mojada' (um 'Caderno de Exercícios' que não estava preparado para ser impresso), em 1961 'Arte y Parte' e 'Cañada de los Ingleses'.
Depois, María Victoria Atencia nada publicou em livro até 1976, ano em que foram editados 'Marta & María' e 'Los Sueños'. Alguns têm procurado uma explicação para este longo silêncio, que julgo ter sido sobretudo um período difícil de enriquecimento interior - vivencial e poético -, de procura exigente e de encontro, de crescimento no conhecimento do ser e da linguagem.
Desde então a sua obra poética tem aumentado com a publicação dos livros que a bibliografia incluída nesta antologia regista, cujas páginas foram por vezes antecipadas em pequenos conjuntos de excelente aspeto gráfico, devido quase sempre ao requintado e sóbrio gosto de seu marido, Rafael León, poeta também, doutorado em Direito e grande conhecedor da história e dos problemas da feitura do papel e da impressão".
José Bento, no prólogo a "Antologia Poética"