A Escola dos Contra-Grupos: Uma nova geografia pedagógica e social - Maria Gabriela Llansol, Augusto Joaquim
A Escola dos Contra-Grupos: Uma nova geografia pedagógica e social - Maria Gabriela Llansol, Augusto Joaquim
(in O colectivo da Escola La Maison)
A nossa experiência tem a sua origem numa crítica da escola tradicional, ligada a uma experiência que iniciámos em 1971 e contava com 35 crianças. Em outubro de 1973 congregava pessoas que habitavam em Lovaina e que desejavam, tanto encontrar para os seus filhos, como pôr de pé uma escola que pusesse em prática princípios pedagógicoa contrários aos dos defeitos que encontravam na escola tradicional.
Questionavam em particular o carácter arbitrário das relações de autoridade próprio desta última. Pensavam que era importante promover uma vida em grupo para as crianças, bem como dar atenção às suas exigências psicológicas implícitas (em geral resolvidas por via disciplinar) e respeitar o seu ritmo próprio…
A escola tradicional é um lugar separado da vida, onde o real só penetra em forma de representações. Centra-se assim na figura do Mestre, sujeito detentor do saber e modelo de identificação.