Jack Kerouac nasceu em Lowell, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 12 de março de 1922. De família franco-canadense, só começou a aprender inglês com seis anos.
Estudou em escolas católicas e públicas e como era um bom jogador de futebol americano, ganhou uma bolsa para a Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, abandonando porém o curso no segundo ano. Em 1942, entrou para a Marinha Mercantil, onde realizou inúmeras viagens. Quando não estava em viagem, Kerouac andava por Nova Iorque acompanhado pelos seus amigos "delinquentes" da Universidade de Colúmbia, entre eles Allen Ginsberg e William Burroughs, além do seu maior companheiro de viagens, Neal Cassady.
Em 1950, escreveu seu primeiro romance The Town and the City, o qual foi bem recebido. Em 1951, escreveu a primeira versão de On The Road, entorpecido por banzedrina e café, concluiu a obra em três semanas. No entanto, o manuscrito foi rejeitado pelas editoras. Em 1954, começou a interessar-se pelo budismo, juntamente com Ginsberg. Em 1957 fez diversas alterações em On The Road, a pedido dos editores, e finalmente conseguiu publicá-la, seguindo-a com livros como The Dharma Bums, Tristessa e Big Sur.
Faleceu a 21 de outubro de 1969 e desde então tem sido considerado um dos importantess escritores do século XX.