Retrato de Jack Kerouac, por Tom Palumbo.

Retrato de Jack Kerouac, por Tom Palumbo.

 

Jack Kerouac

Jack Kerouac nasceu em Lowell, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 12 de março de 1922. De família franco-canadense, só começou a aprender inglês com seis anos.

Estudou em escolas católicas e públicas e como era um bom jogador de futebol americano, ganhou uma bolsa para a Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, abandonando porém o curso no segundo ano. Em 1942, entrou para a Marinha Mercantil, onde realizou inúmeras viagens. Quando não estava em viagem, Kerouac andava por Nova Iorque acompanhado pelos seus amigos "delinquentes" da Universidade de Colúmbia, entre eles Allen Ginsberg e William Burroughs, além do seu maior companheiro de viagens, Neal Cassady.

Em 1950, escreveu seu primeiro romance The Town and the City, o qual foi bem recebido. Em 1951, escreveu a primeira versão de On The Road, entorpecido por banzedrina e café, concluiu a obra em três semanas. No entanto, o manuscrito foi rejeitado pelas editoras. Em 1954, começou a interessar-se pelo budismo, juntamente com Ginsberg. Em 1957 fez diversas alterações em On The Road, a pedido dos editores, e finalmente conseguiu publicá-la, seguindo-a com livros como The Dharma Bums, Tristessa e Big Sur.

Faleceu a 21 de outubro de 1969 e desde então tem sido considerado um dos importantess escritores do século XX.

 
Jack Kerouac com Neal Cassady.

Jack Kerouac com Neal Cassady.

Jack Kerouac com William S. Burroughs.

Jack Kerouac com William S. Burroughs.

Jack Kerouac com Allen Ginsberg.

Jack Kerouac com Allen Ginsberg.

 

Obras disponíveis