Retrato de Virginia Woolf.

Retrato de Virginia Woolf.

 

Virginia Woolf

Virginia Woolf nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882. Tinha 13 anos quando a mãe morreu e 22 quando chegou a vez do pai falecer. Os quatro irmãos foram então viver para Bloomsbury, um bairro londrino da classe média-alta. Em sua casa foi formado o Grupo de Bloomsbury, onde se reúniam regularmente personalidades como os poetas T. S. Elliot e Clive Bell e o escritor E.M. Forster, entre outros artistas e intelectuais.

Os quatro irmãos, entretanto, viajaram pela Grécia e Turquia, mas pouco depois do regresso morreu Tholby, em novembro de 1906. Virginia sofreu a primeira de muitas grandes depressões. Casou em 1912 com o crítico literário Leonard Woolf, que viria a ser o seu companheiro de toda a vida, e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras.

Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs Dalloway, As Ondas, e Orlando (este último com um protagonista andrógino, inspirado na sua amiga Vita Sackville-West, com quem manteve uma longa relação íntima), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu.

Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes.

 
O Grupo de Bloomsbury.

O Grupo de Bloomsbury.

Virginia Woolf com Leonard, seu marido.

Virginia Woolf com Leonard, seu marido.

Virginia Woolf com Vita Sackville-West.

Virginia Woolf com Vita Sackville-West.

 

Obras disponíveis