O Efeito Pigmalião , Para uma Antropologia Histórica dos Simulacros - Victor Stoichita
O Efeito Pigmalião , Para uma Antropologia Histórica dos Simulacros - Victor Stoichita
A obra de Victor I. Stoichita tem como ponto de partida o mito de Pigmalião, narrado por Ovídio nas Metamorfoses: um escultor cipriota fabrica uma estatueta pela qual se apaixona; os deuses concedem em animá-la; e, por fim, ela torna-se a sua mulher. Porém, a vida desta mulher é apenas uma construção imaginária, ela não deixa de ser uma boneca. Em subsequentes versões desta estória, o logro vem ao de cima e a estatueta regressa à sua condição inanimada para desespero do escultor. Ao traçar o percurso deste personagem, que após Ovídio passará pelo Romance da Rosa, por Shakespeare, pelo repertório iconográfico da arte europeia, pela gravura, a fotografia, o cinema e, ainda, pela boneca Barbie, o autor circunscreve o tema do «simulacro» - considerando as páginas essenciais que Deleuze dedicou ao mesmo. O interesse do simulacro consiste em transgredir a lógica da representação, em arruinar a conformidade mimética existente entre modelo e cópia. Com efeito, o «simulacro» não representa, não é um duplo visual e inerte de um outro. O «simulacro» existe, é um corpo táctil e vivo, que se experiencia em carne e osso. Ou melhor, o «simulacro» é um objecto técnico-mágico-artístico que capta eficazmente o desejo, e, em particular, a sua dimensão erótico-sexual. Todavia, enquanto artefacto, ele vive uma vida que confina com o logro e mesmo com a própria morte. É isto que o Vertigo de Hitchcock revela: para que Madeleine se confirme como o objecto de desejo de que Scott anda à procura, ela tem que ser vestida, calçada, penteada..., isto segundo um dinâmica já bem estabelecida desde a Idade Média. Mas, conhece-se o desfecho: após Scott abraçar o objecto do seu desejo, perdê-lo-á para sempre. VICTOR I. STOICHITA (n. 1949). Autor de L'Instauration du tableau (2ª ed., 1999), Visionary Experience in the Golden Age of Spanish Art (1995), Bréve histoire de l'ombre (2000), entre outros.