Luz Sobre o Caminho - Mabel Collins
Luz Sobre o Caminho - Mabel Collins
“Luz sobre o Caminho e o Karma saiu a público em tradução portuguesa de Fernando Pessoa na Livraria Clássica Editora, em 1921, na Colecção Teosófica e Esotérica. Este foi um dos últimos livros que Pessoa traduziu para essa colecção, mas, curiosamente, o único cujo original inglês se conserva na sua biblioteca. [...]
[...]
Encontram-se aqui reunidos três textos de natureza não inteiramente idêntica: Luz sobre o Caminho, Comentários e O Karma.
Luz sobre o Caminho é uma obra carregada de simbolismo. Escrita em Outubro de 1884, foi apresentada ao público no contexto da teosofia como a reprodução ou transcrição de uma obra antiquíssima. [...] a autora considera este livro o resultado da sua aprendizagem conduzida pela figura astral do Mestre Hillarion.
Os Comentários, bem como as notas de rodapé, que Mabel Collins assume como seus, destinam-se a dar a conhecer a um público determinado a interpretação teosofista do tratado “transcrito”. Centram-se nos aforismos que a autora considera mais importantes e dão, através deles, um explicação do núcleo doutrinário fundamental da teosofia. Pretendem ajudar o leitor a considerar Luz sobre o Caminho “como um tratado prático e não metafísico”.
O Karma é um trabalho complementar, datado de 27 de Outubro de 1884, também da autoria de Mabel Collins, no qual a autora apresenta esta noção de raiz indiana em relação directa com o ensinamento teosófico.”
Maria da Conceição Azevedo no posfácio a este livro.