Sentido Narrativo: Da Formatividade à Performatividade - Filipe Martins
Sentido Narrativo: Da Formatividade à Performatividade - Filipe Martins
Na análise abrangente da discursividade, os estudos da narrativa ocupam naturalmente um espaço privilegiado. Os conceitos de discursividade e narratividade tendem mesmo a convergir, o que impõe, desde logo, a necessidade de um questionamento renovado sobre a especificidade do discurso propriamente narrativo face a outros discursos. O conceito de narrativa deverá limitar-se ao domínio estrito das poéticas e metodologias narratológicas, tal como elas se manifestam nos mais variados suportes da performatividade e da expressão artística, desde a literatura ao cinema?
Ou, pelo contrário, a narratividade deverá assumir-se como um processo fundacional da experiência (no âmbito fenomenológico) e da cultura (nos âmbitos político e epistemológico)? Através de um reenquadramento pós-metafísico da fenomenologia, o autor propõe uma abordagem transcomunicacional do discurso, assumindo-o como processo geral da formatividade.
A partir daqui, desenha-se a hipótese de uma dualidade vocacional do discurso: informativo ou performativo.