Fragmentos de Novalis - org. Rui Chafes
Fragmentos de Novalis - org. Rui Chafes
Novalis (Friedrich Leopold Freiherr von Hardenberg) nasceu em Wiederstadt, Saxe, em 1772 e vem a falecer 29 anos mais tarde em Weissenfels.
No essencial, os seus 29 anos de vida são dominados pelo amor a Sophie von Kühn cuja morte em 1797, com apenas 15 anos, influenciará a sua obra, alimentando a densa nostalgia romântica de "Os Hinos à Noite". Além de poeta mágico, e provavelmente devido aos seus reconhecidos conhecimentos enciclopédicos, Novalis relacionou permanentemente a poesia com a natureza, com a vida e com a filosofia. Enquanto estuda na Universidade de Jena, conhece Friedrich von Schiller, que com Goethe fundou o movimento "Sturm und Drang".
Em 1798 surgem os "Fragmentos", sob o título "Grãos de Pólen", numa tentativa de romantização do mundo. No mesmo ano, trava conhecimento com Goethe em Weimar e fica noivo de Julie von Charpentier, não chegando a casar porque morre de tuberculose, em 1801.
As suas obras terão influenciado uma série de gerações de autores alemães como Joseph von Eichendorff, Rainer Maria Rilke, Herman Hesse e Thomas Mann.