A matriz e o canto oposto - Manuel Fernando Gonçalves
A poética de Manuel Fernando Gonçalves, sendo exercício de lucidez, é naturalmente uma poética do sentimento vigiado pela razão, de uma profunda ambiguidade desenhada na conturbada relação do sujeito com as palavras. Uma transmutação da linguagem comum, intensificada pela ironia que pressupõe a anulação da matriz confessional, apesar do uso reiterado da primeira pessoa. Coerência, coesão temática, excelente encadeamento na construção, boa cadência, emoção concentrada, caracterizam, sobremaneira, este poeta.
[Teresa Martins Marques]
A poética de Manuel Fernando Gonçalves, sendo exercício de lucidez, é naturalmente uma poética do sentimento vigiado pela razão, de uma profunda ambiguidade desenhada na conturbada relação do sujeito com as palavras. Uma transmutação da linguagem comum, intensificada pela ironia que pressupõe a anulação da matriz confessional, apesar do uso reiterado da primeira pessoa. Coerência, coesão temática, excelente encadeamento na construção, boa cadência, emoção concentrada, caracterizam, sobremaneira, este poeta.
[Teresa Martins Marques]
A poética de Manuel Fernando Gonçalves, sendo exercício de lucidez, é naturalmente uma poética do sentimento vigiado pela razão, de uma profunda ambiguidade desenhada na conturbada relação do sujeito com as palavras. Uma transmutação da linguagem comum, intensificada pela ironia que pressupõe a anulação da matriz confessional, apesar do uso reiterado da primeira pessoa. Coerência, coesão temática, excelente encadeamento na construção, boa cadência, emoção concentrada, caracterizam, sobremaneira, este poeta.
[Teresa Martins Marques]