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Poesia Basilio de Brito Voltou a Lisboa | Basilio de Brito Ha Vuelto a Lisboa — Vicente Araguas
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Basilio de Brito Voltou a Lisboa | Basilio de Brito Ha Vuelto a Lisboa — Vicente Araguas

13,00 €

Bem, mas acerca de Basílio de Brito, o primo Basílio, que podemos objectivamente saber? Sendo o principal protagonista do referido romance de Eça, é também o mais destacado dos vértices - como se tal fora possível na elementar geometria em triângulo. Mesmo se acaso ele não fosse outra ficção, cabendo os demais vértices à prima Luísa e à criada grave Juliana, esta que o próprio Vicente Araguas confessadamente acha repugnante.

Chantagista, invejosa, língua de trapo, aguenta bem a sua quota parte na trama desta tragédia queirosiana. em duas penadas, sabemos que Basílio, ainda jovem, falindo a empresa em que trabalhava na capital portuguesa, emigrou para o Brasil, tal como tantos seus conterrâneos.

Informa o seu criador: «A sua fortuna tinha sido feita com o negócio da borracha, no Alto do Paraguai.» Depois de estabelecer o seu pé de meia avantajado por terras de Vera Cruz, passou a residir no 22 da Rue de Saint Florentin, em Paris. Fisicamente, Eça descreve-o do seguinte modo: «Alto, delgado, um ar fidalgo, o pequeno bigode preto levantado, o olhar atrevido, e um gesto de meter as mãos nos bolsos das calças fazendo tilintar o dinheiro e as chaves.» Luísa, que com ele namorara na juventude, até parece ter achado graça aos fiozinhos de prata que lhe dão um falso ar de maturidade e seriedade nesta versão actualizada! Abriu-lhe a porta e o coração e afastou os lençóis lá na alcova alugada.


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Bem, mas acerca de Basílio de Brito, o primo Basílio, que podemos objectivamente saber? Sendo o principal protagonista do referido romance de Eça, é também o mais destacado dos vértices - como se tal fora possível na elementar geometria em triângulo. Mesmo se acaso ele não fosse outra ficção, cabendo os demais vértices à prima Luísa e à criada grave Juliana, esta que o próprio Vicente Araguas confessadamente acha repugnante.

Chantagista, invejosa, língua de trapo, aguenta bem a sua quota parte na trama desta tragédia queirosiana. em duas penadas, sabemos que Basílio, ainda jovem, falindo a empresa em que trabalhava na capital portuguesa, emigrou para o Brasil, tal como tantos seus conterrâneos.

Informa o seu criador: «A sua fortuna tinha sido feita com o negócio da borracha, no Alto do Paraguai.» Depois de estabelecer o seu pé de meia avantajado por terras de Vera Cruz, passou a residir no 22 da Rue de Saint Florentin, em Paris. Fisicamente, Eça descreve-o do seguinte modo: «Alto, delgado, um ar fidalgo, o pequeno bigode preto levantado, o olhar atrevido, e um gesto de meter as mãos nos bolsos das calças fazendo tilintar o dinheiro e as chaves.» Luísa, que com ele namorara na juventude, até parece ter achado graça aos fiozinhos de prata que lhe dão um falso ar de maturidade e seriedade nesta versão actualizada! Abriu-lhe a porta e o coração e afastou os lençóis lá na alcova alugada.


Bem, mas acerca de Basílio de Brito, o primo Basílio, que podemos objectivamente saber? Sendo o principal protagonista do referido romance de Eça, é também o mais destacado dos vértices - como se tal fora possível na elementar geometria em triângulo. Mesmo se acaso ele não fosse outra ficção, cabendo os demais vértices à prima Luísa e à criada grave Juliana, esta que o próprio Vicente Araguas confessadamente acha repugnante.

Chantagista, invejosa, língua de trapo, aguenta bem a sua quota parte na trama desta tragédia queirosiana. em duas penadas, sabemos que Basílio, ainda jovem, falindo a empresa em que trabalhava na capital portuguesa, emigrou para o Brasil, tal como tantos seus conterrâneos.

Informa o seu criador: «A sua fortuna tinha sido feita com o negócio da borracha, no Alto do Paraguai.» Depois de estabelecer o seu pé de meia avantajado por terras de Vera Cruz, passou a residir no 22 da Rue de Saint Florentin, em Paris. Fisicamente, Eça descreve-o do seguinte modo: «Alto, delgado, um ar fidalgo, o pequeno bigode preto levantado, o olhar atrevido, e um gesto de meter as mãos nos bolsos das calças fazendo tilintar o dinheiro e as chaves.» Luísa, que com ele namorara na juventude, até parece ter achado graça aos fiozinhos de prata que lhe dão um falso ar de maturidade e seriedade nesta versão actualizada! Abriu-lhe a porta e o coração e afastou os lençóis lá na alcova alugada.


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