Quatro Visões Memoráveis - William Blake

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Em O Casamento do Céu e do Inferno (1790), o poeta dá início à poderosa antinomia que estrutura toda a sua obra. Através da voz do diabo e dos provérbios do inferno, denuncia a moralidade da Igreja e do Estado e proclama a soberania do desejo e da energia natural da vida. Esta perspectiva heterodoxa surge também em Visões das Filhas de Albion (1793), na representação livre da sexualidade e na crítica ao colonialismo e à escravatura. Os dois últimos poemas – O [Primeiro] Livro de Urizen (1794) e O Livro de Ahania (1795) – constituem uma paródia dos livros do Génesis e do Êxodo. Nesta «Bíblia do Diabo», a narrativa da criação do universo – que produz a separação da eternidade – é reescrita através do conflito entre razão e prazer. Estes quatro poemas integram-se no ciclo de livros iluminados que a Antígona tem vindo a publicar. Além do texto inglês a edição reproduz 32 gravuras a cores.

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Em O Casamento do Céu e do Inferno (1790), o poeta dá início à poderosa antinomia que estrutura toda a sua obra. Através da voz do diabo e dos provérbios do inferno, denuncia a moralidade da Igreja e do Estado e proclama a soberania do desejo e da energia natural da vida. Esta perspectiva heterodoxa surge também em Visões das Filhas de Albion (1793), na representação livre da sexualidade e na crítica ao colonialismo e à escravatura. Os dois últimos poemas – O [Primeiro] Livro de Urizen (1794) e O Livro de Ahania (1795) – constituem uma paródia dos livros do Génesis e do Êxodo. Nesta «Bíblia do Diabo», a narrativa da criação do universo – que produz a separação da eternidade – é reescrita através do conflito entre razão e prazer. Estes quatro poemas integram-se no ciclo de livros iluminados que a Antígona tem vindo a publicar. Além do texto inglês a edição reproduz 32 gravuras a cores.

Em O Casamento do Céu e do Inferno (1790), o poeta dá início à poderosa antinomia que estrutura toda a sua obra. Através da voz do diabo e dos provérbios do inferno, denuncia a moralidade da Igreja e do Estado e proclama a soberania do desejo e da energia natural da vida. Esta perspectiva heterodoxa surge também em Visões das Filhas de Albion (1793), na representação livre da sexualidade e na crítica ao colonialismo e à escravatura. Os dois últimos poemas – O [Primeiro] Livro de Urizen (1794) e O Livro de Ahania (1795) – constituem uma paródia dos livros do Génesis e do Êxodo. Nesta «Bíblia do Diabo», a narrativa da criação do universo – que produz a separação da eternidade – é reescrita através do conflito entre razão e prazer. Estes quatro poemas integram-se no ciclo de livros iluminados que a Antígona tem vindo a publicar. Além do texto inglês a edição reproduz 32 gravuras a cores.

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