Pular para conteúdo
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Poetria
0
0
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Poetria
0
0
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Todas as Artes A Acção e o Poder no Drama Contemporâneo - Jorge Palinhos
Jorge-Palinhos_A-ACAO-E-O-PODER_978-989-9007-62-8_perspect.jpg Imagem 1 de
Jorge-Palinhos_A-ACAO-E-O-PODER_978-989-9007-62-8_perspect.jpg
Jorge-Palinhos_A-ACAO-E-O-PODER_978-989-9007-62-8_perspect.jpg

A Acção e o Poder no Drama Contemporâneo - Jorge Palinhos

17,00 €

Nas últimas décadas assistiu-se a uma emancipação da cena em relação ao texto dramático, no sentido em que o teatro e as artes performativas deixaram de depender de um texto pré-existente e descobriram múltiplas fontes de criação e apresentação, que já não dependem da literatura e da construção textual, e geram obras performativas de uma enorme diversidade.
Este livro apresenta um novo modelo de análise e construção dramatúrgica, assente no elemento fundamental de todas as artes performativas e narrativas: a acção. Partindo de uma investigação profunda a teorias filosóficas da ação, do discurso e do teatro, de autoria de Michel Foucault, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze, Raymond Williams, Kenneth Burke e Alice Rayner, entre outros, é proposta um método de análise da dramaturgia de um espectáculo ou obra dramática com base na estrutura das acções e na relação que estas estabelecem entre si, com o discurso e com o respectivo contexto. Este método não só constitui uma excelente ferramenta de reflexão para criadores cénicos, como é ilustrado por exemplos de aplicação prática de análise a obras performativas de autores emblemáticos portugueses e brasileiros das últimas duas décadas, que permitem compreender a sua aplicação prática, bem como identificar algumas das características culturais e estéticas mais vincadas do teatro contemporâneo.

[Jorge Palinhos]

Adicionar ao carrinho

Nas últimas décadas assistiu-se a uma emancipação da cena em relação ao texto dramático, no sentido em que o teatro e as artes performativas deixaram de depender de um texto pré-existente e descobriram múltiplas fontes de criação e apresentação, que já não dependem da literatura e da construção textual, e geram obras performativas de uma enorme diversidade.
Este livro apresenta um novo modelo de análise e construção dramatúrgica, assente no elemento fundamental de todas as artes performativas e narrativas: a acção. Partindo de uma investigação profunda a teorias filosóficas da ação, do discurso e do teatro, de autoria de Michel Foucault, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze, Raymond Williams, Kenneth Burke e Alice Rayner, entre outros, é proposta um método de análise da dramaturgia de um espectáculo ou obra dramática com base na estrutura das acções e na relação que estas estabelecem entre si, com o discurso e com o respectivo contexto. Este método não só constitui uma excelente ferramenta de reflexão para criadores cénicos, como é ilustrado por exemplos de aplicação prática de análise a obras performativas de autores emblemáticos portugueses e brasileiros das últimas duas décadas, que permitem compreender a sua aplicação prática, bem como identificar algumas das características culturais e estéticas mais vincadas do teatro contemporâneo.

[Jorge Palinhos]

Nas últimas décadas assistiu-se a uma emancipação da cena em relação ao texto dramático, no sentido em que o teatro e as artes performativas deixaram de depender de um texto pré-existente e descobriram múltiplas fontes de criação e apresentação, que já não dependem da literatura e da construção textual, e geram obras performativas de uma enorme diversidade.
Este livro apresenta um novo modelo de análise e construção dramatúrgica, assente no elemento fundamental de todas as artes performativas e narrativas: a acção. Partindo de uma investigação profunda a teorias filosóficas da ação, do discurso e do teatro, de autoria de Michel Foucault, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze, Raymond Williams, Kenneth Burke e Alice Rayner, entre outros, é proposta um método de análise da dramaturgia de um espectáculo ou obra dramática com base na estrutura das acções e na relação que estas estabelecem entre si, com o discurso e com o respectivo contexto. Este método não só constitui uma excelente ferramenta de reflexão para criadores cénicos, como é ilustrado por exemplos de aplicação prática de análise a obras performativas de autores emblemáticos portugueses e brasileiros das últimas duas décadas, que permitem compreender a sua aplicação prática, bem como identificar algumas das características culturais e estéticas mais vincadas do teatro contemporâneo.

[Jorge Palinhos]

Livraria Poetria
Rua Sá de Noronha, 115
4050-526 Porto, Portugal

Horário: seg-sáb 10h—13h / 14h—18h
Schedule: mon-fri 10h—13h / 14h—18h

Tel/Phone: 22 202 3071
Contacto apenas mensagem escrita / Only text — 928 129 119

Fresca

Poesia

Teatro

Todas as Artes

Galeria Fissura

Sobre

Amigos & Vales

Instagram

Facebook

Poetria © 2021 Todos os direitos reservados