Skip to Content
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Poetria
0
0
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Poetria
0
0
Fresca
Poesia
Teatro
Todas as Artes
Galeria Fissura
Todas as Artes Andrea Palladio: A grande Roma - Domingos Tavares
agranderoma.jpg Image 1 of
agranderoma.jpg
agranderoma.jpg

Andrea Palladio: A grande Roma - Domingos Tavares

€10.00

Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

Add To Cart

Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

Relacionado

janvaneyck.jpg
Jan Van Eyck: Representação do Espaço Real - Domingos Tavares
€10.00
juandeherrera.jpg
Juan de Herrera: Disciplina na Arquitectura - Domingos Tavares
€10.00
lisboa.jpg
António Francisco Lisboa: Classicismo no Novo Mundo - Domingos Tavares
€10.00
pietrolombardo.jpg
Pietro Lombardo: Renascimento no Norte - Domingos Tavares
€10.00
inigojones.jpg
Inigo Jones: Classicismo Inglês - Domingos Tavares
€10.00

Livraria Poetria
Rua Sá de Noronha, 115
4050-526 Porto, Portugal

Horário: seg-sáb 10h—13h / 14h—18h
Schedule: mon-fri 10h—13h / 14h—18h

Tel/Phone: 22 202 3071
Contacto apenas mensagem escrita / Only text — 928 129 119

Fresca

Poesia

Teatro

Todas as Artes

Galeria Fissura

Sobre

Amigos & Vales

Instagram

Facebook

Poetria © 2021 Todos os direitos reservados