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Todas as Artes Andrea Palladio: A grande Roma - Domingos Tavares
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Andrea Palladio: A grande Roma - Domingos Tavares

10,00 €

Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

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Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

Palladio assumiu-se como profissional da construção, cientista da forma e artista clássico no uso dos métodos geométricos de composição, superando a ideia de pintores e escultores que se dedicavam complementarmente à arquitectura, ou mesmo literatos, que buscavam no modelo ou nos componentes herdados dos antigos romanos os caminhos de um fazer moderno. Inseriu-se na tradição do rigor veneziano dos números e deixou os tópicos necessários para que, nas suas obras, a intervenção controlada de estucadores, pintores e escultores desse acabamento coerente às soluções arquitectónicas por si predeterminadas, onde não faltaram os recursos à ilusão do olhar na linha das arquitecturas pintadas introduzidas por Mantegna em Mântua, Pietro Lombardo em Veneza ou Bramante na Lombardia. Os princípios da arquitectura de Palladio, na sua linha de simplificação construtiva e estrutural sem excesso de adornos e sempre submetida à simetria triádica com distribuição axial dos elementos compositivos, passaram a constituir as regras básicas da ordenação clássica. Os seus Quattro Libri foram o catálogo principal para a busca de modelos que haveriam de conduzir a corrente neoclássica inglesa até ao romantismo do final do século XIX.

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